Qual a diferença entre os sabonetes naturais e convencionais? - Terral Natural

Qual a diferença entre os sabonetes naturais e convencionais?

Apr 05, 2022Amanda Herrera

Você já se perguntou sobre a diferença entre sabonetes naturais e os convencionais industrializados? Hoje vamos te explicar quais as diferenças entre esses dois produtos, explicar os benefícios e propriedades que diferenciam um do outro, e te ajudar a descobrir todas as vantagens da cosmetologia natural para a pele. Vamos lá?

Primeiramente devemos entender do que são feitos os sabonetes. Todo sabonete é proveniente de uma reação química entre uma gordura e uma base alcalina. A reação química entre esses elementos geram o sabão e a glicerina. Já fizemos um conteúdo super bacana que explica sobre o processo de saponificação e também de como são feitos os nossos sabonetes e qual a importância da glicerina na hidratação da pele. Você pode acessar e dar uma lida clicando aqui.

A glicerina proveniente desse processo é o elemento mais nobre do sabonete, sendo responsável por toda a hidratação na pele ao realizarmos a limpeza.

No processo natural e artesanal, toda a glicerina gerada através do processo de saponificação serve como base do sabonete, e então, se misturam óleos, extratos vegetais, essências naturais e outros componentes que dão vida a barra de sabonete, potencializando seus benefícios e suas propriedades de hidratação. Além disso, o uso de óleos essenciais somam em sabonetes com fins terapêuticos, que despertam sensações através de seu aroma para o sistema límbico do corpo (responsável pelas emoções).

No processo convencional e industrial, a base dos sabonetes são gorduras vegetais e animais (geralmente sebo, um material super barato devido ao descarte desse elemento feito por grandes frigoríficos). Normalmente, toda (ou quase toda) a glicerina gerada pelo processo de saponificação na fabricação convencional é retirada do sabonete para ser utilizada em outros cosméticos, como cremes corporais, ou sabonetes glicerinados, por exemplo. E no seu lugar, é adicionado o famoso petrolato, uma “gelatina de petróleo” que ao invés de promover hidratação real e nutritiva, apenas evita a perda de água da pele. 

No mais, o processo de fabricação de sabonetes industrializados são feitos para durar muito mais tempo nas gôndolas e no consumo diário do consumidor. Por esse motivo, também são adicionados conservantes, fragrâncias e corantes sintéticos. Essas substâncias são bem ruins para a pele, e podem gerar desidratação e ressecamento (devido à falta de glicerina), pele repuxada, alergias, dermatites, coceira, e até mesmo doenças de pele (em caso de peles super sensibilizadas que necessitam de maiores cuidados). 

Nossos sabonetes são os produtos mais queridinhos da TERRAL, e também o primeiro produto que começamos a fabricar. Nosso zelo e cuidado com cada etapa de nossa produção, desde a escolha, plantio, extração de nossos ingredientes e fabricação de nossos sabonetes naturais são a nossa prioridade.

Utilizamos manteigas e óleos vegetais escolhidos a dedo, desenvolvemos blends de óleos essenciais puros que são adicionados em nossas fórmulas, gerando efeitos terapêuticos, argilas, vitaminas e minerais que compõem uma barra limpa, viva, nutritiva e hidratante para a pele. Eles também são biodegradáveis, não poluem o meio ambiente e não causam efeitos danosos à vida aquática e ao solo. 

E tudo isso sem falar que nossos produtos são 100% veganos, não testados em animais e livres de substâncias sintéticas. Trabalhamos apenas com o poder da natureza integrados à ciência e tecnologia verde de ponta. 

Utilizar sabonetes naturais é uma escolha que envolve diversas esferas - ambientais, sociais e humanas. É uma escolha para um mundo mais sustentável e natural. E você? Qual é a escolha que te cabe? <3 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente suas dúvidas e observações, para nós é muito importante fazer parte dessa troca.



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados