De que forma a poluição pode danificar a sua pele? - Terral Natural

De que forma a poluição pode danificar a sua pele?

May 10, 2022Amanda Herrera

Um fato do qual ninguém consegue correr é a poluição diária que afeta a nossa pele durante todo o nosso dia. Infelizmente, os níveis de poluição do ar nas cidades estão cada vez mais altos, e muitas pessoas não sabem os efeitos danosos que a curto, médio e longo prazo a poluição pode causar à pele.

Mas o que é e o que contém nessa poluição? 

Bom, a poluição se refere a alterações indesejadas que ocorrem na natureza e no meio-ambiente, e podem interferir nos estados químicos, biológicos ou físicos. 

Essas mudanças causam efeitos danosos tanto para o nosso organismo quanto para o nosso ecossistema, ou seja, por mais que algumas pessoas não achem que somos diretamente afetados biologicamente pelas alterações no meio ambiente, essas mudanças não surgem de um dia para o outro, e se fortalecem e são manifestadas conforme o tempo passa. 

Toda essa poluição é composta por substâncias prejudiciais à saúde do nosso organismo e da nossa pele, e alguns exemplos são: fumaça, dióxido de carbono, micro-partículas de plástico, ozônio, e muito mais… 

E além desses fatores, também existem as agressões externas, que podem ser exemplificadas como: tabagismo, má alimentação, radiação solar, entre outros.

Mas como esse tanto de coisa ruim afeta a sua pele no dia-a-dia? 

Bom, o principal dano colateral é o envelhecimento precoce da pele, que é potencializado pelos radicais livres em contato com essas substâncias.

A poluição juntamente com a radiação solar produzem e induzem ainda mais a ação dos radicais livres, que são moléculas que provocam oxidação em nosso organismo, acometendo e agredindo as células saudáveis do corpo.

Os radicais livres afetam a proteção natural da nossa pele, enfraquecem a barreira cutânea e diminuem (em quantidade considerável) a produção de colágeno. 

Os efeitos da poluição na pele são silenciosos e inicialmente discretos. O primeiro deles é a obstrução dos poros, que causam acne e cravos. O segundo é a provocação de processos inflamatórios internos, que conforme o tempo se manifestam em rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas. 

Mas o que você pode fazer para não ter a pele afetada pela poluição? 

Bom, os passos são simples mas exigem ser feitos diariamente para serem efetivos. 

A limpeza da pele é fundamental para manter a mesma saudável, normalizar a produção de sebo e prepará-la para receber os demais cuidados. Uma dica importante é utilizar sabonetes indicados para o seu tipo de pele e de preferência naturais, pois os sabonetes convencionais causam ressecamento e agem como um “detergente”, e são feitos muitas vezes com sebo animal, além de não contribuírem para a hidratação e nutrição da pele. 

A TERRAL possui uma linha com diversas opções de sabonetes em barra veganos, que possuem manteigas e óleos vegetais que promovem diferentes objetivos para cada tipo de pele, e além de limpar, hidratam, nutrem e tonificam a pele. 

Além da limpeza, utilizar um tônico é importante para retirar os resquícios de poluição que às vezes ainda permanecem na pele, além de reequilibrar o pH e hidratar. 

Depois, a hidratação facial é importante para proteger a pele dos agentes externos, além de melhorar a textura. A TERRAL também possui uma linha incrível de cremes faciais, todos com ingredientes naturais que respeitam a barreira cutânea da pele, e que além de hidratar, também cuidam do meio-ambiente!

Por fim, a proteção solar é indispensável para proteger a sua pele, tanto dos agentes externos como da poluição. Indicamos o uso de um protetor solar indicado cada o seu tipo de pele, e recomendamos o seu uso 2x ao dia, no período da manhã e da tarde. 

Fazendo esses passos todos os dias, no período da manhã e no período da noite, você pode amenizar e diminuir o processo de envelhecimento precoce da pele. 

Mas olha, lembre-se que todo resultado é gradual, e também depende do seu comprometimento de manter a rotina, ok? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas dúvidas e observações com a gente! Para nós é muito importante fazer parte dessa troca ;)



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados