BLOG

Sulfatos, parabenos e silicones: o que são e por que evitar?

By em

articles/Minha_publicacao_33.jpg

De alguns tempos para cá, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos ao que contém na composição dos produtos que compram e utilizam.

Com a onda (mais que necessária!) do consumo consciente e sustentável, clean-beauty e produtos sem substâncias tóxicas ou residuais, o olhar atento às formulações de produtos de beleza e do dia-a-dia estão cada vez mais comuns.

Algumas das substâncias que são muito comuns a serem encontradas em produtos de beleza são os sulfatos, parabenos e silicones.

Você pode encontrar essas substâncias em produtos como shampoos, condicionadores, cremes corporais e faciais, sabonetes, e muito mais… Mas afinal, o que são esses elementos e porque devemos evitá-los?

Começando pelo sulfato, utilizado em shampoos e sabonetes, é um agente responsável pela espuma durante a lavagem do cabelo ou da pele. Esse ingrediente entrega uma limpeza agressiva, retirando a proteção natural da pele, e além disso abre as escamas do cabelo, retirando não apenas a sujeira, mas também os lipídios naturais do couro cabeludo, a oleosidade natural da fibra capilar, removendo toda a hidratação e os nutrientes do cabelo, entregando uma limpeza que resseca e pode causar alergias a couros cabeludos sensíveis.

Geralmente, os cabelos cacheados e crespos são os mais afetados, pois são naturalmente mais ressecados, e ao utilizar um produto com sulfato nesse tipo de cabelo, os resultados são ainda mais desidratação, um cabelo sem vida, nutrientes e brilho.

Você pode identificar a utilização de sulfatos na formulação de cosméticos pelos seguintes nomes: laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato.

Já os parabenos não atuam de modo agressivo quanto os sulfatos nos cabelos ou na pele, e eles são utilizados em shampoos, condicionadores, máscaras capilares e hidratantes corporais. Porém, essa substância refere-se a um conjunto de produtos químicos que evitam a proliferação de bactérias e fungos nesses produtos cosméticos, portanto atuam como um conservante.

O uso contínuo dessa substância pode causar danos à saúde, como alterações hormonais, o desencadeamento de alergias, e até mesmo câncer.

Você pode identificar o uso de parabenos em determinados produtos pelo nome hidroxibenzoato.

Os silicones você encontra em cremes e óleos corporais, óleos para o cabelo, condicionadores, máscaras capilares, e muito mais… Eles são um produto sintético, que deixam os fios e a pele sedosas, formando um “véu invisível” que proporciona maciez e brilho. Porém, nem tudo são flores.

Os silicones são uma substância gordurosa, e a longo prazo obstruem os poros da fibra capilar e da pele, evitando que ambos respirem e dificultando a penetração de outros produtos que utilizamos nesses locais.

Você pode identificar os silicones pelos seguintes nomes: Dimetómetro cetílico, Fenil trimethicone, Dimetilação de estearilo, Cyclométhicone, Ciclotertrasiloxano.

É importante ressaltar que todas essas substâncias além de não fazerem bem ao nosso organismo, também prejudicam o meio-ambiente ao gerar resíduos e a poluição da água, afetando até mesmo a vida marítima.

Alguns dos danos causados ao meio ambiente através dessas substâncias é a eutrofização e dificuldade de incorporação de oxigênio em ambientes aquáticos, gerando desequilíbrio nos ecossistemas afetados.

Elas possuem um potencial tóxico que poluem as águas, diminuem a quantidade de elementos necessários para a sobrevivência de animais e plantas aquáticas, como a penetração de luz necessária para a realização da fotossíntese e oxigênio.

A TERRAL é uma marca 100% natural, comprometida com a sustentabilidade e o consumo consciente. Nossos produtos não possuem poluentes e cuidam muito bem de você, através da nossa linha de sabonetes em barra que podem ser utilizados no corpo e no rosto, hidratantes corporais deliciosos com um alto potencial de hidratação que não possuem silicones, petrolatos ou outros ingredientes sintéticos, cremes faciais que cuidam com carinho da sua pele, além da nossa linha capilar, que conta com shampoos e condicionadores em barra para cabelos secos ou oleosos, e além de limparem muito bem os fios, hidratam através de manteigas e óleos vegetais e essenciais que não geram resíduos e agridem a nossa melhor amiga: a Natureza!

Que tal começar a mudar os hábitos de consumo para opções mais saudáveis para o corpo, natureza e mente? Venha para o natural, que o mundo agradece.

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas dúvidas e observações com a gente! Para nós é muito importante fazer parte dessa troca ;)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados