BLOG

Os benefícios da glicerina na hidratação

By em

articles/Copia_de_DSCF7186_1.jpg

Usar sabonetes naturais é uma escolha de vida saudável e sustentável. Além de limpar, eles hidratam e nutrem a pele, tem efeito terapêutico, são biodegradáveis, não poluem o meio ambiente e não causam efeitos danosos para vida aquática e ao solo. Muitos benefícios e um produto só, não é?

A escolha pelo uso de sabonetes naturais vai além de limpeza da pele, é sobre cuidado, sobre bem-estar, sobre compromisso com a natureza e compromisso com a nossa saúde. Nossos sabonetes são biocompatíveis, ou seja, tem maior afinidade com o corpo e meio ambiente. Tem o poder de limpar e ao mesmo tempo repor nutrientes importantes para a pele enquanto proporciona um momento de relaxamento e bem-estar. O banho passa a ser um ritual, e não apenas um processo de limpeza.

Nesse post vamos explicar como são produzidos nossos sabonetes e seus diferenciais! Bora lá?

Primeiramente, precisamos entender que o sabão é uma molécula de tensoativos. Essa molécula é composta por 2 agentes: o polar (que tem afinidade com a água), e o apolar (que tem afinidade com a gordura). O processo de limpeza ocorre quando os tensoativos se misturam com a água e formam micelas, que são estruturas capazes de dissolver a gordura e limpar profundamente.

A reação química que ocorre quando produzimos um sabão é chamado de saponificação. É basicamente uma mistura de ésteres (compostos químicos orgânicos provenientes de um ácido graxo, que são gorduras). A reação resulta em sais orgânicos e glicerina, e isso é o sabão.

Vale ressaltar que quando o processo de saponificação está concluído não existe hidróxido de sódio no sabão (soda cáustica), ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Quando a reação é bem calculada todo hidróxido de sódio é consumido na reação, formando o sabão e a glicerina, que é um poderoso hidratante.

Para produzir sabonetes naturais existem basicamente dois processos de saponificação, o cold process (processo a frio) e o hot process (processo a quente). Na Terral usamos o cold process: nele o processo é produzido a frio, o calor é apenas proveniente da reação que ocorre.

O processo cold process preserva todas as propriedades dos óleos e das manteigas vegetais, uma vez que a alta temperatura podem degradar alguns componentes mais sensíveis ao calor.

Os óleos saponificados entram no início do processo, pois só assim temos a certeza de que óleos vão ser transformados na molécula de sabão. Após o processo de saponificação colocamos outros óleos e manteigas vegetais escolhidos a dedo que entram na formulação como sobre gordura, esses óleos não são saponificados e são eles que fornecem as propriedades dos sabonetes.

Após o processo de saponificação como subproduto temos a glicerina, um poderoso umectante que proporciona hidratação na pele. Além disso, nós adicionamos também argilas que são benéficas para a pele e também óleos essenciais, que perfumam nossos sabonetes de maneira natural e ainda proporcionam benefícios para o corpo e para a mente, uma vez que atuam diretamente no sistema límbico.

Nos sabonetes industriais a reação de saponificação que ocorre é a mesma, mas a maioria das empresas usam gordura animal e a glicerina resultante da reação é retirada para vender separadamente, isso faz com que o sabonete deixe a pele ressecada. Além disso, nos sabonetes industriais podem conter ingredientes tóxicos, como por exemplo o triclosan, uma substância sintética que a exposição de longo prazo pode levar ao aparecimento de doenças hepáticas, como cirrose e tumores, conforme foi demonstrado em estudos da Universidade da Califórnia (YUEH et al., 2014) e também tem grande impacto negativo para micro-organismos aquáticos. O triclosan consta na lista de substâncias perigosas ou de risco da União Europeia e outras organizações internacionais, porém, no Brasil ainda não é proibido em cosméticos e consta na formulação de vários sabonetes industriais por ser um efetivo agente antisséptico de baixo custo.

E agora? Depois dessa aula de química não tem como não dar uma super preferência para sabonetes naturais feitos com carinho né?

Nossos sabonetes além de cuidarem da pele, proporcionam benefícios mentais através dos óleos essenciais usados em sua fabricação, garantindo banhos relaxantes e refrescantes para você curtir os momentos de selfcare da melhor forma <3

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas dúvidas e observações com a gente! Para nós é muito importante fazer parte dessa troca. 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados