BLOG

Dia Mundial da Floresta

By em

articles/Copia_de_IMG_3062.jpg

O Dia Internacional das Florestas é comemorado hoje, dia 21 de março, e para nós, essa data não é apenas comemorativa, mas principalmente reflexiva. 

A importância e a necessidade urgente de preservação pelas florestas é uma pauta frequentemente falada, mas infelizmente não praticada suficientemente. Em todo o mundo as florestas são o habitat natural de diversas espécies animais que equilibram a nossa cadeia alimentar, asseguram a nossa biodiversidade e a nossa sobrevivência.

As florestas são grandes ecossistemas que afetam diversas esferas da natureza, nelas tudo funciona em perfeita harmonia, tudo está interligado e conectado. No entanto, as ações humanas tendem a desequilibrar a dinâmica das florestas, causando diversos problemas e déficits ambientais.  

Que tal falarmos um pouco sobre a importância das florestas na preservação da natureza?

Primeiramente, a importância das florestas é enorme devido às raízes das árvores e plantas que permeiam o solo e ajudam a evitar a erosão do mesmo. Isso acontece porque as raízes auxiliam na interceptação das precipitações do solo, e reduzem a velocidade do fluxo de escoamento.

A carga de água dos rios também está relacionada às florestas. As árvores funcionam como esponjas que abastecem reservas subterrâneas de água, e essa ação está constantemente comprometida devido ao desmatamento de grandes áreas florestais. 

As florestas também ajudam na regulação do clima, pois é através da fotossíntese que as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera. Esse gás é o principal responsável pela destruição da camada de ozônio e do aquecimento global.

As florestas possuem uma infinita diversidade de plantas, extratos e flores curativas, que nos servem de medicamentos naturais para a cura das mais plurais dores e doenças. São através dos princípios ativos de plantas que somos capazes de produzir inúmeros medicamentos. 

Além disso, essas áreas possuem relação direta com a água potável. Mais de 33% da água potável no mundo são provenientes de bacias hidrográficas com florestas. Essas bacias são protegidas pelas plantas, que evitam que sedimentos cheguem até a água, e impedem que ela seja contaminada de diversas formas. 

Esses benefícios são alguns dos milhares de motivos para enxergarmos a importância da preservação das matas e florestas. A ação humana majoritariamente vinda de setores da  agropecuária e da indústria afeta o equilíbrio florestal, o desmatamento demasiado, as queimadas, a contaminação do solo e águas, e a caça de espécies que vivem nas florestas colocam em risco toda a vida na terra.

Nesse dia internacional das florestas fazemos um convite para a luta ambiental, para ações mais sustentáveis, para o consumo consciente e para a redução do consumo de carne (que é a indústria que mais desmata nossas matas)! Juntos, podemos mais. Se informe, mude suas ações e propague ideias que mudam o mundo.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados