BLOG

Fragrância em cosméticos causa dermatites? A gente te explica!

By em

articles/photo-1526351166404-cbafac5f8aeb.jpg

Você já deve ter ouvido falar que cosméticos sem fragrâncias ou perfumes são melhores para o uso diário na pele, né? Mas por que isso acontece?

Bom, muitas fragrâncias possuem componentes que causam irritação, sensibilidade e alergia quando entram em contato com a pele. Mas primeiramente, para entender melhor, vamos te explicar o que são as fragrâncias:

As fragrâncias são um conjunto de matérias-primas, e podem ser de fontes naturais ou sintéticas. Elas têm o objetivo de perfumar um produto, ou até mesmo de ocultar o cheiro de alguma matéria-prima. As fragrâncias são sempre uma incógnita, principalmente se feitas de forma sintética, pois podem chegar a conter mais de 100 ingredientes diferentes em sua composição, e as chances de você ser alérgico a um deles com certeza não é nula. 

Agora vamos descobrir quais são as diferenças entre uma fragrância sintética e natural:

A fragrância natural é extraída de flores, plantas e tipos diferentes de madeiras. Seu processo de extração é um pouco caro devido sua complexidade, e de vez em quando seu resultado final pode ter divergências, até porque não podemos controlar a natureza, não é? Em sua composição estão presentes principalmente os terpenos e os compostos aromáticos

A fragrância sintética é feita através de etapas, e a primeira delas é capturar as moléculas da matéria prima escolhida (pode ser uma flor, uma planta, etc), esse procedimento é feito através de uma máquina repleta de micro agulhas, capazes de realizarem esse trabalho. A segunda etapa é enviar essas moléculas ao laboratório e reproduzi-las de forma artificial. O resultado final é padronizado, ou seja, não sofrem alterações de intensidade ou interferência como as fragrâncias naturais. 

No entanto, nem todas as fragrâncias podem despertar alergia em peles mais sensibilizadas. Hoje em dia existem fragrâncias hipoalérgicas, formuladas para minimizar possíveis alergias, e compostas por matérias-primas menos agressivas e mais sutis. 

Pessoas que possuem pele sensível, dermatites e/ou rosácea, devem com certeza evitar cosméticos com fragrâncias intensas e acentuadas, independentemente se forem naturais ou não. O ideal são produtos com fragrâncias sutis ou nulas, com compostos minimamente agressivos para a pele, os famosos hipoalérgicos. 

A TERRAL preza pela naturalidade e eficiência, portanto todos os nossos cosméticos são feitos por fragrâncias 100% naturais, que não agridem a pele e nutrem toda sua extensão através das propriedades dos óleos essenciais utilizados em suas formulações. Temos cosméticos idealizados para peles sensibilizadas, alérgicas e com presença de dermatite. O sabonete Limão Siciliano é calmante, possui textura delicadamente cremosa e contribui para a maciez, proteção e hidratação de peles sensíveis. Também temos o hidratante facial Patchouli Dark, que é regenerador e possui óleo de Neem, componente muito eficaz para o tratamento de doenças de pele como psoríase, eczemas, dermatites e erupções cutâneas.

Tem alguma dúvida sobre o conteúdo? Gostaria de fazer alguma observação? Compartilha com a gente <3 Vamos amar fazer parte dessa troca que para nós, é tão importante!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados