BLOG

Psicoaromaterapia: você sabe o que é?

By em

articles/photo-1492552181161-62217fc3076d.jpg

A psicoaromaterapia é a atuação dos aromas no sistema límbico, que também é conhecido como cérebro emocional. Há uma grande relação entre os aromas e os efeitos psicológicos, onde a psicoaromaterapia utiliza ferramentas da aromaterapia para cuidar da saúde emocional e mental.

Primeiramente vamos entender como funciona o olfato: as substâncias odoríferas entram pelo nariz e estimulam os cílios olfativos, os neurônios que estão conectados levam a informação para o bulbo olfativo que dele partem ramificações nervosas que fazem uma conexão direta e instantânea com todas as regiões do sistema límbico, que fica no meio do cérebro. O sistema límbico é basicamente o responsável por controlar as emoções e as funções de aprendizado e memória. Quando inalamos um óleo essencial, estamos contribuindo para o equilíbrio do nosso sistema límbico que com suas glândulas produzem hormônios que regulam todos os outros órgãos do corpo e assim gera uma saúde melhor para o organismo.

Um aspecto interessante é que mesmo as pessoas que não sentem cheiro se beneficiam pelo mesmo mecanismo, pois as substâncias estarão agindo da mesma forma. Não é somente através do olfato que nos beneficiamos, quando aplicamos na pele o óleo essencial cai na corrente sanguínea e após a absorção estará influenciando também o sistema límbico.

O sistema límbico tem uma relação com a memória olfativa, pois quando há uma estimulação olfativa ela vai simultaneamente tanto para o hipocampo quanto para a amígdala cerebral, onde passam também as emoções e memórias. Existem dois tipos de memória olfativa, a memória genética, que é proveniente de nossos ancestrais e a memória olfativa adquirida, que é de experiências de vida. Quando associa molécula química com memória olfativa temos uma ferramenta poderosa para atuar dentro do sistema límbico para adquirir novas perspectivas e soltar cargas emocionais negativas que ficaram presas por traumas, tornando a psicoaromaterapia uma ótima alternativa para complementar tratamentos relacionados a traumas emocionais.

Podemos usufruir desses benefícios da psicoaromaterapia praticando o autoconhecimento e identificando nossas emoções que precisam ser tratadas, com isso podemos escolher o melhor óleo essencial para determinada emoção e fazer uso da forma que desejar, podendo ser por inalação, aromatização ou aplicação tópica. O objetivo da psicoaromaterapia é integrar saúde física e mental, pois acredita-se que as doenças físicas são sintomas de quadros emocionais, ou seja, a saúde pode melhorar se as emoções estiverem equilibradas.

Se você não conseguir nomear suas emoções, identificar o que sente e o que precisa, deve-se procurar ajuda de um aromaterapeuta qualificado, onde o profissional vai orientar e indicar o melhor tratamento para a causa especifica. Dentro da psicoaromaterapia existem várias abordagens de tratamento, pode ser abordagem emocional, abordagem por lembranças, abordagem intuitiva e outras. Todas essas abordagens levam o nome de psicoaromaterapia por serem ligadas ao efeito que os aromas proporcionam na mente, como não existe um consenso comum nos termos, não existe uma padronização para diferenciar. Mas uma coisa é certa e isso já foi comprovado por renomados cientistas, os óleos essenciais aromáticos tem respostas emocionais.

Agora que você já sabe o que significa psicoaromaterapia e os benefícios que as substancias aromáticas podem causar no psicológico, basta escolher o óleo essencial de acordo com suas propriedades no campo emocional. Alguns são bastante populares, como por exemplo, a lavanda é boa para ansiedade e insônia, o alecrim ajuda na concentração e memória, a bergamota reduz ansiedade e tristeza, entre outros.

Aqui na TERRAL, todos os nossos produtos possuem óleos essenciais que oferecem diferentes benefícios. Nossos sabonetes ajudam a limpar e acalmar a mente, combatem o cansaço mental, a insônia, o estresse e a ansiedade, e também ajudam a ter melhor concentração e memória.

Nosso Home Spray Mont Blanc traz leveza, inspira calma, equilíbrio e foco através de seu blend único de óleos essenciais, sendo ótimo para conduzir práticas de yoga e meditação, e até mesmo estudos. 

Vale ressaltar que a teoria que explica os aromas apenas como moléculas é incompleta, pois as teorias mais avançadas apontam que os aromas se comportam como vibrações. Levando isso em consideração, podemos dizer que os benefícios do uso de óleos essenciais vão além do físico e emocional, eles também atingem o nosso campo energético. Mas isso fica para um próximo post.

Gostou do conteúdo? Compartilha com a gente suas dúvidas e observações! Vamos adorar fazer parte dessa troca <3 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados