Blue Beauty: um movimento urgente e necessário! - Terral Natural

Blue Beauty: um movimento urgente e necessário!

Feb 04, 2022Amanda Herrera

Clean Beauty, Slow Beauty, Blue Beauty… Muitos movimentos têm surgido nos últimos tempos no mundo da cosmética e da beleza, e tem ganhado cada vez mais força e visibilidade no mercado, justamente pela necessidade de mudança e pelo novo perfil de consumidores que está em alta: aqueles que dão valor ao consumo consciente.

O consumo consciente envolve a preocupação por todo ciclo de produção, impacto, vida útil e descarte de um produto. Esse consumo leva em conta os impactos ambientais e sociais de cada compra. Além disso, também enfatiza a importância da escolha de compra, priorizando e buscando empresas que possuem um compromisso socioambiental referente ao produto que lhe é oferecido.

O movimento Blue Beauty surgiu da necessidade de um olhar atento para os descartes de embalagens de cosméticos. Segundo uma pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), até 2050 poderá existir mais embalagens plásticas e descartáveis nos oceanos do que peixes, e isso é um fato que coloca em risco toda a vida marítima, sua biodiversidade e seus ciclos naturais. 

E não é só a vida marítima que está em risco. Segundo dados, estima-se que nos oceanos hoje, existem aproximadamente 5,25 trilhões de lixo plástico descartados, e anualmente, 8,3 milhões de toneladas de plástico são jogados no mar. Parte desse plástico são microplásticos e nanoplásticos, que possuem substâncias químicas muito perigosas quando ingeridas por animais marinhos. Esse plástico está penetrado por toda cadeia alimentar, inclusive na humana. 

50% do nosso oxigênio é proveniente dos mares e oceanos. O ar que respiramos contém cada vez mais micropartículas de plástico, e o corpo humano não é capaz de eliminar essas partículas de modo orgânico, pois elas penetram no tecido pulmonar, e chegam até mesmo a entrar em nossa corrente sanguínea, podendo ocasionar algumas doenças. 

Os microplásticos estão presentes em produtos de beleza e higiene pessoal. Muitas maquiagens, esfoliantes e cremes corporais, roupas sintéticas e produtos de beleza possuem microplásticos em sua composição (os famosos parabenos também são microplásticos), além de embalagens totalmente derivadas do petróleo, e que na maioria das vezes, não são recicladas. Mas por que isso acontece? 

O plástico perde sua qualidade conforme é reciclado, pois perde a sua maleabilidade (que garante que ele seja moldado da forma que se preferir), e perde também a possibilidade de dar a ele diversas cores, portanto ele não é reciclado muitas vezes, sendo descartado de um jeito ou de outro. Um produto feito desse material leva mais de 400 anos para se decompor, ele foi  criado em 1862, ou seja, nenhum plástico fabricado no mundo ainda se decompôs, e isso não está nem perto de acontecer. 

Para o movimento Blue Beauty, é importante cultivar e desenvolver atitudes e meios regenerativos, ou seja, devolver ao meio ambiente mais do que se tira dele. E além disso, apenas fórmulas sustentáveis não são o suficiente, é preciso comprometimento das empresas de cosméticos para uma análise de como o seu produto pode impactar minimamente o planeta terra e toda sua cadeia, desde a pré-produção até o pós-consumo.

Nós da TERRAL possuímos um olhar atento ao impacto de nossas embalagens no meio ambiente, e por isso buscamos alternativas de minimizar ao máximo o uso de plásticos em nossas embalagens. As embalagens dos nossos sabonetes são feitas de papel-cartão, e são 100% recicláveis e biodegradáveis. As embalagens de nossos cremes faciais e corporais possuem maior capacidade de reciclagem, já que são derivados da cana-de-açúcar, origem totalmente renovável, são 100% recicláveis e não contribuem para o aquecimento global.

Além disso, temos o selo de certificação eureciclo no qual nos comprometemos a fazer a compensação de todo e qualquer resíduo gerado por nossas embalagens, incentivando as cooperativas e o desenvolvimento de reciclagem no Brasil. 

E você? Como você tem ajudado o meio ambiente através do seu consumo? Você prioriza marcas que possuem um comprometimento ambiental? Evita consumir plástico de forma demasiada? Suas ações são importantes para a mãe natureza e para nós também!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente suas dúvidas, observações e opiniões! Para nós é muito importante fazer parte dessa troca <3



Mais Posts

Comentários (1)

  • Parabéns pelo post! Muito bem escrito, informativo e interessante. E parabéns pela atenção com o impacto das embalagens da marca no meio ambiente.

    Fabio Bueno

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados