Mudanças na pele durante a gravidez: quais são e por que acontecem? - Terral Natural

Mudanças na pele durante a gravidez: quais são e por que acontecem?

Apr 27, 2023Amanda Herrera

Durante a gestação, é comum que o corpo e o organismo da mulher sofra diversas mudanças.

Além do crescimento da barriga, a pele, o metabolismo, os hormônios, os sentidos, tudo isso também pode ser alterado e afetado. 

Trouxemos esse conteúdo para você, futura mamãe, se informar sobre as alterações que sua pele pode sofrer (ou não) durante a gestação.

E claro, todos os pontos citados aqui são subjetivos, portanto dependem de pele pra pele, organismo pra organismo, sendo assim, não são uma certeza de que ocorrerá com você, combinado?

O primeiro ponto é a sensibilidade. É comum a pele do corpo e do rosto ficar mais sensível e delicada durante a gravidez.

Isso ocorre devido a alterações vasculares (causadas por hormônios), que surgem por conta do aumento da quantidade de vasos sanguíneos no organismo. Qualquer estímulo irritativo sobre a pele pode aumentar a dilatação desses vasos, provocando uma sensibilidade cutânea.

Através do aumento dos vasos sanguíneos (provocados por alterações hormonais), a quantidade de sangue que circula no corpo aumenta significativamente. Com isso, pequenas veias avermelhadas podem surgir em algumas regiões (como pescoço, braço, pernas, rosto…). Isso é chamado de teleangiectasias, e costumam desaparecer após o nascimento do bebê. 

Além dessas veias, estrias e varizes também são bem comuns.

As estrias surgem devido ao estiramento da pele, que geralmente acontece na barriga, nos seios, coxas e nádegas. 

O estiramento rompe as fibras de colágeno da pele, e é assim que as estrias aparecem. O uso de alguns cremes hidratantes específicos podem te ajudar a minimizar o surgimento de estrias, mas é importante entender que esse é resultado do processo lindo de conceber e gerar uma vida dentro de si. 

Devido a esse estiramento e ao rompimento das fibras de colágeno, a flacidez também é outro fator comum a ser desencadeado após a gestação.

Pode ser que todas ou a maioria das estrias sumam, mas pode ser que algumas fiquem para sempre no seu corpo também. 

Já as varizes, por sua vez, estão ligadas ao peso e pressão que o útero exerce nos vasos pélvicos do corpo. Isso pode gerar a diminuição do fluxo sanguíneo na região inferior do corpo, ocasionando o “relaxamento” das paredes dos vasos sanguíneos. 

Outro ponto normal de aparecer é a acne e também o melasma.

Se você já possui uma pele oleosa com tendência a acne, pode ser que seu quadro piore bastante com a gestação, pois as alterações hormonais da gestação contribuem para a intensificação da produção de sebo e inflamação dessas regiões na pele. 

Caso sua pele não possua acne com frequência, é capaz de que as espinhas e os cravinhos apareçam uma hora ou outra.

O melasma é uma condição indesejável e bastante discutida quando se trata de alterações na pele durante a gravidez.

Ele se caracteriza por manchas escuras na pele, e você pode saber sobre ele de forma mais completa clicando aqui

As manchas de melasma aparecem porque durante a gestação porque a produção de melanina também aumenta por conta das alterações hormonais. O mais comum é que o escurecimento de algumas partes do corpo comece a aparecer a partir do terceiro trimestre gestacional.

Mas calma, nem toda mancha é malasma. 

Para evitar o surgimento do melasma, deve-se usar MUITO filtro solar, no corpo e no rosto. E evitar também exposições prolongadas no sol, e proteção extra como chapéus, bonés e óculos escuros são sempre bem-vindos. 

E os cuidados com a pele, como ficam?

Mais do que nunca, o acompanhamento médico vai ser o maior cuidado que você poderá tomar na sua jornada de gestante. 

Existem produtos específicos que podem ser usados, e outros não podem ser utilizados de forma alguma, por conter substâncias que podem afetar de forma negativa o desenvolvimento do bebê. 

Procedimentos estéticos não são uma opção durante a gestação, a não ser que seu médico libere algum. 

Lembre-se: cada corpo e cada organismo é único. Sabe aquela sua amiga que engravidou e te indicou um produto? Não siga a indicação sem ter a permissão do seu médico, pois o que funcionou pra ela, pode não funcionar pra você, beleza?

No mais, compartilhe com a gente suas dúvidas e observações sobre o assunto. Para nós é super importante fazer parte dessa troca. Beijos e até a próxima ;)



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados