Manchas na pele? Vem conferir alguns hábitos que estimulam o surgimento! - Terral Natural

Manchas na pele? Vem conferir alguns hábitos que estimulam o surgimento!

Jul 21, 2022Amanda Herrera

A pele é reflexo dos nossos hábitos no dia a dia. Uma pele bem cuidada não necessita apenas de bons produtos, mas também de uma boa alimentação, muita água, e alguns cuidados especiais que aprendemos conforme o tempo.

As manchas de pele, embora indolores, causam desconforto e baixa autoestima em relação ao lado estético. Elas geralmente aparecem nas áreas mais expostas do corpo, como o rosto, mãos, ombros, colo… Podem obter diversas colorações e tonalidades, e também serem mais aparentes em determinada época do ano.

Se você sofre com manchas na pele e não sabe o que fazer e nem o por que elas insistem em aparecer no seu corpo: viemos te ajudar! Bora saber alguns fatores que contribuem para o aparecimento de manchas na pele?

1 - A falta de hábito do protetor solar.

Esse é um fator clássico e MUITO relevante. A proteção solar protege a pele dos agentes externos, principalmente dos raios UV que são responsáveis por desencadear ou piorar o estado das manchas no corpo. 

Isso acontece porque o sol estimula substâncias na pele que se chamam melanócitos, responsáveis pela pigmentação cutânea. Portanto, a cada dia que você deixa de passar protetor solar, essas substâncias são estimuladas e a hiperpigmentação em algumas regiões do corpo aparecem. 

O principal desafio para quem não é acostumado a passar protetor solar diariamente é: criar o hábito. Que tal todos os dias, antes de sair de casa, você passar o protetor solar? É questão de hábito e constância, tenho certeza que suas manchinhas vão melhorar com isso!

2 - Falta de cuidado com a acne

Acne às vezes é sinônimo de manchas, né? 

A falta de cuidado com as espinhas e os cravinhos podem causar manchas até mesmo irreversíveis. A nossa dica é não cutucar e não estourar, pois algum movimento errado pode causar uma mancha intensa e até machucar a sua pele. 

Deixar a espinha sair naturalmente é a melhor opção, e é claro que existem alguns processos que podem ajudar a acelerar esse processo, como uma compressa diária com chá preto ou chá de camomila. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação, acalmar a pele e acelerar o processo de cicatrização da acne.

Além disso, é bem importante utilizar um antioxidante adequado para o seu tipo de pele. Ela irá ajudar a combater os radicais livres que também contribuem para o surgimento de espinhas.

3 - Envelhecimento precoce

Um dos principais fatores do envelhecimento precoce na pele é a falta de higiene e limpeza correta. Isso contribui para que a sujeira se acumule e aos poucos, a pele fique envelhecida, com aspecto acinzentado e sem vida. Se você quiser ler um conteúdo mais completo sobre os impactos da poluição da pele, clique aqui.

Além da radiação solar, a poluição contribui para o surgimento de manchas. Limpar a pele com sabonetes específicos para o seu tipo de pele é essencial, e melhor ainda se ele for 100% natural ;) 

4 - Fatores genéticos e hormonais

Os fatores genéticos influenciam no surgimento de manchas: como o caso do melasma e da rosácea, por exemplo. Tratamentos hormonais com estrogênio podem contribuir para as manchinhas surgirem também. 

Nesse caso, é super importante um acompanhamento médico adequado e sempre consultar o seu dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. 

É possível prevenir manchas no rosto? 

Sim! Uma rotina de cuidados com a pele é essencial para o equilíbrio cutâneo e para a prevenção de manchas na pele. 

Usar um sabonete específico e clareador pode te ajudar. O nosso sabonete de Argila Branca & Lavanda é perfeito para auxiliar nesse cuidado, além de limpar ele hidrata e possui ação suavizante e clareadora que vai te ajudar conforme o tempo e uso.

Após a limpeza, o uso de um hidratante e um protetor solar são indispensáveis. Todos os dias. Sempre. 

E claro, um antioxidante cai bem né? Nossos hidratantes faciais possuem ativos antioxidantes que vão dar uma turbinada no seu skincare. Mas, se você procura um tratamento mais intenso, talvez alguns séruns mais concentrados podem te ajudar! 

E lembre-se: o acompanhamento de um dermatologista é a base para uma pele radiante. Nada de receitas mirabolantes ou indicações de amigxs, ok? O que funciona pro seu amigx pode não funcionar pra você.

Antes de iniciar qualquer tratamento, procure um dermatologista. 

Gostou do conteúdo? Compartilha com a gente suas dúvidas e observações! Para nós é muito importante fazer parte dessa troca <3



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados