Lubrificantes Naturais: a nova onda dos cosméticos. - Terral Natural

Lubrificantes Naturais: a nova onda dos cosméticos.

Apr 18, 2023Amanda Herrera

O mercado de bem-estar sexual natural e a lubrificação são os novos assuntos em alta no mundo dos cosméticos. 

Uma onda de novas marcas no mercado da cosmetologia íntima, natural e sustentável chegou com tudo, e claro, viemos fazer uma explicação rápida e didática sobre a diferença dos produtos mais queridinhos que andam circulando por aí.

A lubrificação é um ponto extremamente importante quando se trata de sexo, pois é ela a responsável por deixar tudo ainda mais prazeroso, evitando atritos, machucados e assaduras.

Nas mulheres, a lubrificação vaginal tem relação com os níveis de estrogênio (um hormônio), no corpo. O estrogênio muda de concentração durante as fases da vida, podendo dificultar e reduzir o processo de lubrificação natural da vagina.

Além da mudança da quantidade de Estrogênio no corpo, alguns outros fatores afetam a produção saudável da lubrificação natural do corpo

 

Usar sabonetes íntimos em excesso

Por mais que geralmente tenham um pH bacana para serem usados nessa região, esses sabonetes podem causar secura e desequilibrar a flora íntima, afetando a lubrificação.

Beber muito álcool e comer muitos alimentos gordurosos

tudo o que ingerimos afeta em nosso organismo, e com a lubrificação não seria diferente. Uma alimentação desequilibrada também pode afetar na produção dos fluidos corporais.

Outros fatores que também podem atrapalhar na produção saudável de fluídos corporais: amamentação, o uso de medicamentos antidepressivos, anticoncepcionais, tratamentos contra câncer, e por aí vai…

No mais, a indústria já se adequou a essas queixas e não é de hoje que os lubrificantes artificiais são um dos queridinhos para todo mundo que quer se sentir mais confortável na hora H.

Antes, as formulações de lubrificantes eram repletas de sintéticos, petrolatos, silicones, e se você quer saber sobre o por que evitar esse tipo de ativo, clique aqui.

Hoje, com a onda do consumo consciente e com a busca por empresas com fórmulas mais limpas e responsáveis ambientalmente, lubrificantes 100% naturais, veganos e até com ativos hidratantes estão dando o que falar por aí. Vamos aprender a diferenciar cada um deles?

Lubrificantes à base de água

Perfeito para pessoas com tendência a terem alergias na pele ou irritação vaginal, eles são opções mais neutras. Indicamos iniciar sua jornada com lubrificantes naturais por ele. Super versátil e fácil de limpar dos lençóis, porém não é indicado para ser usado no chuveiro ou debaixo da água, já que tem como base a água também. Outro ponto para ser dito é que pode ser que ele precise ser reaplicado com mais frequências que outras opções citadas abaixo.

Lubrificantes à base de óleo de coco

Mas peraí, o óleo de coco pode ou não ser usado na região íntima? 

Não só pode como deve! Conhecido por suas propriedades hidratantes, o óleo de coco possui um pH muito próximo ao da vagina, e por isso pode ser usado lá também. Os lubrificantes que levam esse ativo na composição são super seguros e saudáveis, e possuem uma boa duração. Além disso, podem até mesmo auxiliar no melhoramento da secura vaginal no organismo.

Lubrificantes à base de Aloe Vera

Feitos à base de água, eles trazem o extrato desse famoso ativo conhecido também como Babosa como diferencial. Funciona super bem contra a secura vaginal e adiciona uma função mais hidratante ao produto, assim como o óleo de coco. Possuem maior tempo de funcionalidade que aqueles feitos só com água.

Lubrificantes com silicone

Ideal para uma maratona de sexo (haha), ele possui uma durabilidade bem grande e pode ser usado na água também. No entanto, esse tipo de produto deve ser usado com moderação, pois o silicone pode obstruir a pele e causar alergias nessa região a longo prazo, se a higienização não for feita de forma correta. Além disso, essa opção é mais difícil de ser lavada (é necessário de água a sabão), e pode também manchar lençóis por aí…

Lubrificantes com petrolatos ou óleo

Essa fórmula já foi praticamente extinta, pois os petrolatos e os óleos usados nesse produto podem acabar dissolvendo o preservativo. E ninguém quer lidar com uma gravidez indesejada ou uma DST por falta de informação né? Portanto, sempre leia o rótulo e fique atento com os ingredientes da composição.

Lubrificante para sexo anal

Como esse canal não produz naturalmente nenhum tipo de fluido e lubrificação natural, indicamos o uso dos lubrificantes à base de água e 100% naturais, justamente por serem mais neutros e menos propensos a desenvolverem alergias e irritações.

Além dessas opções, algumas marcas com a proposta do bem-estar sexual 100% natural já exploram alguns extratos como o de Jambu, Vanilla, e outros frutos naturais que podem oferecer um sensorial bem diferente nos lubrificantes, de forma segura e sustentável. Demais, né? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente suas dúvidas e observações.



Mais Posts

Comentários (1)

  • Eu adorei esse conteúdo. Apesar de ser homem (conteúdo que não é muito consumido pela maioria por preconceitos e toda a baboseira que já sabemos) adoro consumir conteúdos de autocuidado e saúde sexual tanto masculina quanto feminina pra trocar com a minha namorada e pessoas que falam abertamente sobre esses assuntos. Só conhecia lubrificantes a base de água e de óleo de côco, porém, não sabia a maioria das coisas, tipo não usar lubrificante a base de água na água. Parece ser tão óbvio, mas na hora pode não ser hahahaha. Além disso, adorei o formato do conteúdo. Muito prático e fácil de ler. Quem escreve e cuida arrasa : )

    Gabriel Henrique

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados