Respiração consciente: aprenda a respirar melhor! - Terral Natural

Respiração consciente: aprenda a respirar melhor!

May 19, 2023Amanda Herrera

É estranho pensar que respiramos a todo momento, mas são raras as vezes em que percebemos estar respirando. Aprenda a controlar a respiração para equilibrar a saúde emocional.

Respiramos cerca de 23 mil vezes por dia. A respiração é um ato automático que, quando intervimos, temos controle pleno sobre ele. Mas, infelizmente, são poucas as vezes que paramos para prestar atenção em como está a respiração.

A respiração consciente, atenta, cautelosa (existem vários nomes para isso), é simplesmente a prática de concentrar-se na respiração e observar como o entrar e sair do ar impacta no corpo.

Os estímulos exteriores que recebemos a todo momento acabam rompendo essa ponte de conexão entre corpo e mente. Quem nunca chegou em casa cheio de pensamentos, ou se deitou com a cabeça a mil e não conseguiu pegar no sono? Ou até mesmo, carrega um estresse diário e não sabe como aliviar esse sentimento?

A respiração consciente é um ato simples e maravilhoso, capaz de fortalecer a conexão entre corpo-mente, relaxar seu corpo, esvaziar sua mente, reduzir sua ansiedade e estresse, e até mesmo ajudar com a sua insônia diária.

O mais incrível de aprender como controlar a respiração é que não precisa existir hora ou nem lugar para praticar um pouco e conseguir aqueles minutinhos de pausa e concentração.

É possível encontrar com facilidade alguns cursos e vídeos na internet sobre exercícios respiratórios guiados, ou meditação guiada, mas a verdade é que, para essa prática tão universal, não existe uma regra, tampouco uma “verdade absoluta’. No fim, a potência da respiração consciente reside do seu foco.

 

Benefícios da respiração ativa

A prática da respiração consciente é um caminho que nos ajuda a centrar, concentrar e acalmar. Com ela, você consegue reduzir o fluxo (geralmente inconsciente) de pensamentos, emoções e sentimentos.

Além disso, esse é um momento para se concentrar e observar a si mesmo (unicamente). Esse é o tempo do dia em que você concentrará toda sua energia e foco apenas no ato de respirar profundamente. Esse é o princípio do Mindfulness: estar presente, consciente e atento ao que você sente no momento. Com a meditação ativa, você pode alcançar:

  • Fluxo de pensamentos menos intenso
  • Menos distrações externas
  • Redução da ansiedade e estresse
  • Redução na pressão sanguínea
  • Relaxamento de áreas tensionadas
  • Melhora da memória e atenção
  • Sono mais profundo regulado
  • Aumento da oxigenação do cérebro
  • Ampliação da capacidade neurocognitiva

A prática da respiração consciente irá melhorar e ajudar no seu bem-estar geral, na sua saúde mental, e na saúde do seu organismo. Essa é uma prática para você exercitar e cultivar sua consciência, conseguir perceber seus estados mentais e caminhar para uma vida mais equilibrada. Estar focado no aqui e no agora é capaz de mudar vidas.

Como praticar a respiração ativa

Como dito anteriormente, não tem hora e nem lugar para a respiração consciente ser praticada. Ela pode ser feita antes de dormir, ou no momento do banho, ao acordar, ou logo antes de você praticar um exercício físico, ou depois. Não existem regras, o importante é que ela aconteça de forma frequente, se possível, todos os dias, como um hábito diário.

A prática de respirar conscientemente deve durar, pelo menos, 5 minutinhos. E pode acreditar: você perceberá a diferença logo em sua primeira prática!

Feche os olhos, fique em uma posição confortável, esqueça o ambiente externo e foque no controle da sua respiração (fazendo-a se tornar mais lenta e profunda). Perceba as sensações no seu corpo, o ambiente que você ocupa no mundo. Faça isso durante o tempo que for necessário, com um tempo mínimo de 5 minutos. Os resultados serão incríveis, confia!

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas dúvidas e observações com a gente! Fazer parte dessa troca é muito importante 😊



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados