Medicina Ayurveda e Skincare - Terral Natural

Medicina Ayurveda e Skincare

May 25, 2023Amanda Herrera

O Ayurveda, também conhecido como Medicina Milenar Indiana, pode ser uma grande aliada na rotina de skincare

Ayur – vida, Veda – ciência/conhecimento. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar na Medicina Indiana que possui os registros mais antigos e milenares da humanidade.

Quem pratica Ayurveda busca integrar o equilíbrio em todas as esferas da  vida. São conhecimentos filosóficos e práticos milenares que tornam essa medicina tão única e profunda para alcançar uma vida saudável e o bem-estar.

Atualmente, o sistema Ayurveda é concebido pelo Nepal e pela Índia, de forma governamental. Sendo uma ciência integrativa, ela propõe a importância da integração, harmonia, e equilíbrio entre todas as esferas da nossa vida: corpo, mente, espírito. Assim, o Ayurveda trabalha a autoconsciência para alcançar esse equilíbrio.

Holística e natural, a Ayurveda concebe as leis primárias da natureza, tanto que uma das frases de impacto dessa medicina é: “Yatha pinde tatha brahmande, yatha brahmande tatha pinde”, que significa “Como é o indivíduo, é o Universo, como é o Universo, é o indivíduo”.

Princípios Ayurvédicos

A Medicina Milenar Indiana aponta que o ser humano e o universo são uma coisa só, e coexistem entre si a todo momento. Ou seja, o indivíduo não pode se separar do Universo, já que a relação entre um e outro é intrínseca.

Como tudo está em tudo, isso significa também que todas as áreas da nossa vida possuem importância e determinam nosso estado de saúde, nosso equilíbrio e bem-estar físico, emocional, familiar, social, intelectual, bioquímico, espiritual, o meio-ambiente em que vivemos e o Universo.

No Ayurveda, existe uma relação entre os cinco elementos e as tendências individuais e naturais

Akasha (éter), Vayu (ar), Tejas (fogo), Jala (água) e Prithvi (terra).

As tendências naturais são fatores que acompanham todos os elementos mundanos possíveis. Cada pessoa contém uma tendência natural em sua existência.

No mundo do skincare, essas tendências podem ser exploradas de diversas formas, e chamamos a especialista no assunto, Tatiane Pinheiro, criadora de conteúdo e fundadora da marca AyurViva, para explicar melhor como esses dois assuntos se relacionam entre si.

Medicina Ayurveda e a rotina de skincare

A pele é o nosso maior órgão. De acordo com a Medicina Ayurvédica, a maioria dos problemas e das demandas da nossa pele podem ser tratados e resolvidos apenas com ingredientes naturais, provenientes unicamente da natureza.

“A Ayurveda nos ensina que a pele faz parte do nosso processo digestivo. Como o nosso maior órgão, o que passamos em nossas peles tem o poder de nos nutrir e de nos intoxicar. Há um ditado Ayurvédico que diz que não devemos passar na pele nada que não possa ser comido. E para isso, Ayurveda nos orienta ao uso diário de óleos vegetais para nutrir o corpo, por exemplo”, explica Tatiane.

No ocidente, a medicina e a ciência possuem o costume de separar o nosso corpo da nossa mente, como se ambos não coexistissem entre si. Já a medicina Ayurveda, que é uma medicina ocidental, afirma que não existe uma separação dos corpos físico e emocional.

Sabemos que a indústria da beleza tem explorado cada vez mais a fonte da medicina milenar oriental para desenvolver e repensar produtos e rituais de autocuidado, mas a Tatiane diz acreditar que o Ayurveda, um profundo sistema integrativo de medicina, ainda está dando os primeiros passos por aqui.

"Ainda há muito mais a explorar em termos de produtos e experiências, considerando que o Ayurveda enxerga cada indivíduo de uma forma extremamente individualizada, além da padronização dos biotipos dos seres vivos, que são chamados de Doshas”, explica.

E o que são os Doshas?

“Doshas são nomenclaturas que o Ayurveda usa para descrever um certo conjunto de características da matéria. São 3 os Doshas: Vata, Pitta e Kapha. E mais 3, as possíveis combinações entre eles: Vata-Pitta, Vata-Kapha e Pitta-Kapha.

Quando a matéria apresenta características de secura, frio e leveza, estamos falando de Vata. Calor, oleosidade e penetrância, de Pitta. Umidade, peso e frio, de Kapha. Considerando estas características, portanto, o comportamento da matéria (o atributo frio esfria, o atributo seco seca e assim por diante), pode-se combinar os elementos que a natureza disponibiliza, como óleos vegetais, ervas, óleos essenciais, minerais etc.” complementa.

“Esse discurso, de "menos é mais", se estende ao restante da rotina: menos estímulos mentais e menos coisas. Pegar da Natureza somente o necessário, não extra. Somado ao conceito de "só devemos passar na pele o que pode ser comido", é natural para qualquer pessoa, que passa a estudar Ayurveda e aplicar seus conceitos no dia a dia, passar a reduzir o hábito de consumo no geral. Além disso, Ayurveda é puramente relação com a natureza. Não dá para se dizer amante da natureza e consumir mil embalagens plásticas por mês, por exemplo. Como já mencionei, Ayurveda é um sistema completo e profundo” explica Tati.

Buscar mais simplicidade e naturalidade no dia a dia tem tudo a ver com a medicina Ayurveda. Se você possui interesse em introduzir essa medicina na sua vida, você precisará repensar seu consumo.

No mundo do skincare, a Ayurveda influencia a mudança de comportamento e um olhar mais atencioso que as marcas têm desenvolvido para o que as pessoas usam e passam na pele.

 

Beleza Natural e Minimalista de verdade

 

Aqui na TERRAL, o minimalismo está presente em todas as nossas fórmulas. Focadas em saúde e bem-estar, com ingredientes 100% naturais, nossos produtos são um encontro entre natureza, simplicidade e tecnologia. 

Usamos óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, folhas, raízes, flores... Toda a potencialidade da mãe natureza traduzida em formulações responsáveis com o meio-ambiente, que nutrem, hidratam e cuidam da sua pele de verdade, de maneira limpa e sustentável.

A natureza se comunica o tempo todo com a gente, e cabe a nos saber interpretá-la da forma mais responsável e integrativa possível. Essa é a nossa missão.

Compartilhe suas dúvidas e insights aqui nos comentários. Adoramos incentivar a troca de conteúdo relevante por aqui :)



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados