Menos Projeto Verão Mais Projeto de Vida - Terral Natural

Menos Projeto Verão Mais Projeto de Vida

Dec 17, 2021Amanda Herrera

A época do final de ano está aí, e muitas pessoas começam a se preocupar com a aparência física, querendo estar o mais belo possível para as festas de fim de ano. E aí, se inicia o famoso “Projeto Verão”, onde as pessoas adotam dietas restritivas, jejuns “milagrosos”, treinos intensos e radicais para correr atrás de um prejuízo que durou o ano todo: o descuido com a alimentação e a falta de prática de exercícios físicos.

 

Essa dinâmica de treinos e dietas podem ser muito perigosas para organismos que não tem uma rotina de exercícios e de boa alimentação, e pode gerar consequências que são difíceis de reverter para o metabolismo, corpo, e mente. Além disso, é impossível garantir resultados efetivos em poucos meses de treino e dieta, ainda mais para corpos sedentários. Reverter meses de descuido com dieta e treino não é uma opção saudável, nem para o corpo, e nem para o seu psicológico.

O que vai te entregar resultados duradouros e eficazes é conduzir um Projeto de Vida, onde os cuidados com o corpo vão além da aparência física, mas envolvem a saúde de todo o organismo, e também da mente. Para isso, mudar hábitos é essencial para guiar seu corpo a caminhos mais saudáveis e benéficos.

Mudar a sua alimentação sem realizar mudanças radicais é um passo para isso ser alcançado, por exemplo. A restrição alimentar pode gerar ansiedade, transtornos alimentares, fraquezas e déficits nutricionais. O ideal e recomendado é praticar e seguir uma reeducação alimentar, na qual entende-se a melhor quantidade de porções de determinados alimentos para o corpo, de forma mais saudável e sem restrições. A proposta de reeducação alimentar é compreender melhor os efeitos da alimentação em nosso cotidiano, e adequar nossas refeições para comermos tudo o que temos vontade de comer em quantidades corretas, sem prejudicar a nossa saúde ou disposição.

 

Outro hábito que o Projeto de Vida valoriza é a frequência na prática de exercícios físicos, e não importa qual seja! Pode ser o treino de academia, ou a natação, pilates, yoga, dança, luta… As possibilidades são infinitas e você pode escolhê-las de acordo com o que faz mais sentido para você, sem pressão. Não existe um certo ou errado na hora de escolher um esporte para se exercitar, o importante é manter a constância independente da época ou estação do ano. Assim, os resultados serão alcançados de forma gradual (exatamente como funcionam), respeitando os limites do corpo e da saúde mental.

Outra coisa super bacana, é que praticar exercícios físicos está atrelado diretamente com a saúde mental. Comprovado por inúmeros estudos, exercícios praticados de forma contínua promovem um impacto completamente positivo na nossa mente, podendo reduzir a ansiedade, a depressão, aliviar o estresse, melhorar a memória e a qualidade do sono.

Infelizmente, o Projeto Verão vai em posição contrária às práticas saudáveis citadas acima, e pode gerar muitos problemas para a saúde do corpo e da mente.

Outra coisa importante é cultivarmos o autocuidado e a auto aceitação como impulsionadores de uma rotina de vida mais saudável. Perder peso não significa ser saudável ou mais cuidadoso com si próprio muitas vezes, ser saudável é respeitar o seu corpo, seus limites, seu organismo e sua mente, buscando meios mais benéficos para a saúde e o equilíbrio dessas esferas que nos compõem (:

Gostou do conteúdo? Compartilha com a gente a sua opinião! Ela é com certeza muito importante para nós ❤



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados