Cuidado íntimo natural: descubra algumas dicas!

O cuidado com a pele e a saúde são essenciais, e muito falados diariamente, mas às vezes deixamos de lado um cuidado muito importante na saúde da mulher: o cuidado íntimo.

A flora vaginal necessita de especificações e um olhar mais cuidadoso, sendo uma região mais delicada, sensível e que possui um funcionamento regular na flora vaginal.

Será que é possível cuidar dessa região apenas com produtos 100% naturais?

A gente vai te ajudar a descobrir e te dar algumas dicas para manter sua saúde íntima mais radiante do que nunca! Vamos lá?

Primeiramente, a flora vaginal é um conjunto de micro-organismos que vivem na vagina sem causar doenças ou desconfortos. Tudo ali deve funcionar naturalmente e em perfeito equilíbrio e harmonia, e assim sendo, proteger a região de infecções, alergias e irritações causadas por outros micro-organismos maléficos.

Porém, alguns fatores podem contribuir para o desequilíbrio da sua flora vaginal, deixando-a mais propensa à desconfortos, como: o uso de medicamentos específicos, alimentação, falta de higiene, o uso de roupas muito justas e quentes… Esses fatores podem acidificar a região íntimas, além de aumentar a proliferação de fungos e bactérias maléficas. 

Mas como manter a sua vagina saudável e radiante apenas com produtos naturais? 

Pensando bem, em tempos antigos, não existiam sabonetes íntimos, géis lubrificantes, e outros mil produtos destinados para a vagina. Então, como tudo isso funcionava?

Os banhos de assento e o uso de alguns óleos vegetais eram alternativas para cuidar dessa região.

Os banhos de assento com certeza são da época da sua avó, e muito provavelmente ela vai ter uma receita para te passar!

E geralmente, esses banhos são muito simples. Basta pegar uma bacia com água quente para morna (mas cuidado para não se queimar, a água deve estar em temperatura suportável para não causar irritações e ressecamento na vulva), após isso, você adiciona ervas curativas, calmantes e outros ingredientes para infusionar nessa água. 

Aqui vão algumas dicas para o seu banho de assento:

Barbatimão, bicarbonato de sódio, óleo de melaleuca = são ingredientes com ação antifúngica, e podem ser perfeitamente usados para reduzir sintomas da candidíase. 

Camomila, flogo rosa e vinagre de maçã = são ingredientes com ação calmante e anti-inflamatórias, que podem ajudar no reequilíbrio do pH vaginal, além de amenizar irritações como coceira, vermelhidão e irritação. 

Óleo de coco = o famoso coringa da beleza. É um ingrediente que nutre e hidrata a região íntima, mas é importante você ver se ele é puro e não contém aditivos, ok? Uma dica boa é congelar o óleo de coco e passar na região com ele ainda gelado, mas cuidado para não queimar a pele, ok? Pode ser usado diariamente em pequenas quantidades, e serve até como lubrificante natural.

Outra dica importante é deixar a região vaginal respirar, pois isso ameniza (e muito!) proliferação de bactérias e fungos maléficos. Essa região é naturalmente úmida e mais quente, então deixá-la respirar é essencial para a saúde íntima. Dormir sem calcinha já é uma ótima opção.

Por fim, é importante sempre consultar a sua ginecologista antes de iniciar qualquer cuidado natural íntimo, ok? Até porque, o que funciona para uma, pode não funcionar para a outra, e vice-versa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente suas dúvidas e observações. Para nós é muito importante fazer parte dessa troca.

Gostou? Deixe um comentário!

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Combos exclusivos