Aprenda a minimizar olheiras de forma natural (e econômica)! - Terral Natural

Aprenda a minimizar olheiras de forma natural (e econômica)!

Sep 30, 2022Amanda Herrera

Quando se fala em pele, manchas e inchaço são pautas bem comuns. Hoje vamos falar sobre as olheiras, que aparecem devido ao acúmulo de melanina da pele da região dos olhos, que é naturalmente mais fina e sensível. Além disso, a congestão de diversos vasos sanguíneos nessa área também ajudam a escurecer ainda mais a região.  

Outros fatores também contribuem para olheiras acentuadas, como genética e noites mal dormidas e cansaço.

Apesar de serem indolores, as olheiras causam bastante incômodo em diversas pessoas, justamente por não conterem uma aparência uniforme com todo o restante da pele, deixando-a com um aspecto de cansaço, sem vida. 

Mas primeiro de falar das soluções, vamos falar sobre os problemas que contribuem para as olheiras escurecerem mais e mais?

Bom, alguns fatores afetam diretamente na formação da olheira e na piora de sua micropigmentação, onde ficam cada vez mais escuras e aparentes. 

Um dos principais fatores é a falta do uso do protetor solar nessa região. O filtro solar tem a missão de proteger a pele e de impedir com que ela fique ainda mais hiper-pigmentada. 

Além disso, o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas afetam (e muito!) no surgimento das olheiras, pois são fatores que estão diretamente ligados com a circulação sanguínea. 

Outros fatores mais orgânicos também podem piorar a situação das olheiras, como a tensão pré-menstrual e o estresse, que também afetam a circulação sanguínea.

Separamos algumas formas naturais para você reduzir as olheiras sem gastar muito, mas é importante seguir todas as orientações com frequência para que os resultados apareçam conforme o tempo. Vamos lá?

1° Compressa gelada 

Essa é uma dica coringa. A compressa gelada reduz o inchaço na região dos olhos, ativa a circulação sanguínea e alivia suavemente qualquer tipo de inflamação na região. 

A forma ideal para fazer esse passo é ao acordar e antes de dormir. Basta adicionar uma pedrinha de gelo envolta à um pano higienizado, e aplicar sobre a pele realizando leves movimentos de pressão. 5 a 10 minutinhos de cada lado é mais que suficiente. Fazendo isso todos os dias, após um mês você já consegue ver os resultados ;)

2° Chá de camomila

Uma planta rejuvenescedora e clareadora, fazer uma compressa com chá de camomila irá ajudar consideravelmente a diminuir a hiperpigmentação na região dos olhos. Essa dica possui duas formas de fazer: você pode preparar uma xícara de chá normalmente, e utilizar um algodão com o chá na pele (a temperatura do chá deve ser quente, mas não a ponto de te queimar, tome cuidado!), ou você pode fazer o chá normalmente e usar o sachê para colocar nos olhos, ele deve estar morno. 

3° Pepino ou batata

Você com certeza já viu em filmes e séries alguém usando uma rodela de pepino nos olhos, né? Isso não é por acaso. E a batata também funciona, haha!

Tanto a batata quanto o pepino possuem propriedades calmantes que ajudam a reduzir as olheiras e ainda melhoram o aspecto da pele. Basta cortar rodelas finas que caibam na circunferência dos seus olhos (e é importante colocá-los bem gelado, para ativar a circulação e descongestionar os vasinhos sanguíneos.

4° Óleos essenciais e vegetais

É claro que eles não estariam de fora nessa. Os óleos essenciais e vegetais podem ser uma chave poderosa para te ajudar com as olheiras.

O mais usado é o O.E de erva doce, rico em vitaminas A, B e C e antioxidantes que irão ajudar a clarear a pele e dar um aspecto mais saudável e viçoso. O uso para o óleo essencial é diluir ele com um pouco de água e passar a mistura na região, deixando agir por 30 minutos. 

Outra opção é o óleo de amêndoas doce, que é super hidratante e rico em ácidos graxos, proteínas, ferro, fibras, vitamina E… A forma de usar ele nas olheiras é aplicando o óleo puro em pequena quantidade na região, e deixando agir o tempo que for necessário.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar com a gente suas dúvidas e observações. Pra gente é muito importante fazer parte dessa troca ;)



Mais Posts

Comentários (2)

  • Sim quero saber as novidades!

    SÍLVIA BAUMGARTEN DE ULYSSÉA BAIÃO
  • Excelente!
    Obrigada.

    Ana Maria Domingos de Freitas

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados