Você com certeza já ouviu falar naquela história do “relógio biológico” de cada pessoa, não é?
E isso vai muito além de uma expressão, o relógio biológico realmente existe em nosso organismo e é conhecido como Cronobiologia, uma ciência que estuda o ritmo do nosso corpo, e como eles são condutores das funções do nosso organismo em diferentes momentos do dia e da noite.
Muita gente não sabe, mas a nossa pele também funciona em ciclos, assim como todo nosso corpo. As células da pele tem um ritmo de trabalho próprio que funciona durante todo o dia e toda a noite.
Mas o que isso tem a ver com skincare? Calma aí, vamos por partes…
A luz é um fator chave que influencia as ações internas do nosso organismo, e a maioria delas funcionam através do ciclo circadiano, que refere-se a mudanças ocorridas no corpo em um período de 24h, de forma constante e repetida.
A pele faz parte de um campo de interação com ambientes externos, portanto entra em contato com diferentes indicativos durante o dia e a noite.
Radiação solar, poluição e mudanças na temperatura são fatores que mobilizam alguns mecanismos da pele a serem acionados.
Durante o período diurno, por exemplo, nossa pele necessita de hidratação. Isso ocorre porque ao acordar, o nível de água do nosso corpo é bem baixo. Claro que isso se regula conforme o dia e conforme bebemos água, mas no fim da tarde, o nível de hidratação volta a descer, e isso é constante.
E é por esse motivo que indicamos passar hidratante facial durante o dia, ao acordar. É ele que terá a função de hidratar e equilibrar novamente a pele quando você acorda, mantendo os níveis de hidratação cutânea.
A limpeza facial pela manhã com o uso de um sabonete específico para a sua pele também tem a ver com a cronobiologia.
O que acontece é que durante à noite, nosso organismo libera toxinas através da regeneração das células. Logo, essas toxinas devem ser eliminadas da cútis, e é aí que entra a função do sabonete.
Com essas toxinas, o pH da pele também é alterado. Por mais que de forma suave, a acidez da camada externa acaba aumentando, e isso aumenta a proliferação de micro-organismos. Por isso, usar sabonetes com um pH próximo ao da pele é super importante.
Além da limpeza, usar hidratante e filtro solar são indispensáveis para poupar nossa pele dos danos causados pela luz UV, protegendo as células da pele e ajudando na preservação da integridade do biofilme protetor cutâneo.
Quando o período noturno começa, a partir das 18h, o corpo começa a produzir e liberar serotonina. Isso é ação do nosso relógio biológico para o organismo desacelerar, e é aí que chega a hora da regeneração celular da pele, uma etapa importantíssima para uma pele saudável.
Nossa pele se regenera através de um processo chamado mitose. Ele é basicamente uma célula-mãe que se divide e dá origem a outras células-filhas, regenerando-as e inovando as células cutâneas.
Por isso, alguns cosméticos devem ser usados no período noturno. É esse o momento em que o produto e seus ativos penetram de maneira mais profunda na pele, funcionando em conjunto com a mitose e tendo seu efeito potencializado.
Além da regeneração celular, a produção de sebo na pele diminui durante a noite. Com isso, a perda de água se torna mais intensa. E novamente por isso, ao acordar e limpar a pele, é necessário utilizar um hidratante facial.
Se a sua pele for oleosa, usar séruns e cremes leves com efeito oil-control é essencial para prevenir o aparecimento de cravos, espinhas, e mais oleosidade. Se sua pele for mais seca, aposte em cremes consistentes e que vão te entregar uma hidratação mais potente.
Agora que você já sabe o que acontece na sua pele em 24 horas, você pode rever se o seu skincare atual e a forma que você utiliza os produtos está funcionando e fazendo sentido para as demandas da pele ou não.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente suas dúvidas e observações. Para nós é muito importante fazer parte dessa troca ;)
Comentários (1)
Muito bom saber!!