BLOG

Conheça diferentes tipos de argilas e seus benefícios!

By em

articles/terralnatural_argilas_destaque.jpg

 

Consideradas a mais antiga preparação cosmética, as argilas seguem firmes e fortes como um dos ingredientes favoritos no cuidado da pele.
Desde os povos egípcios e gregos, o uso de máscaras argilosas são utilizadas para nosso benefício e, com o passar dos tempos, as argilas foram incorporadas como ingredientes em diversos outros cosméticos: cremes hidratantes, desodorantes orgânicos e sabonetes. 

As argilas são minerais vindo de rochas sedimentares, alcalinas e oxidantes, auxiliam na reconstituição dos tecidos, possuem ação bactericida e devolvem a maciez e suavidade natural da pele. Existem diferentes tipos de argila e cada uma vai te ajudar em um aspecto específico, por isso, é importante conhecer as características de cada uma e identificar qual a melhor para você!
Conheça algumas das principais argilas e seus benefícios:

Verde

Enquanto nutre os tecidos, esfolia a pele e absorve toxinas, a argila verde age como um tonificante e auxilia no combate de edemas. Por ter o maior número de oligoelementos (cálcio, ferro, potássio, titânio, por exemplo) é ótima como cicatrizante, adstringente, antisséptica e clareadora de manchas superficiais da pele.

É indicada para todos os tipos de pele, mas principalmente as oleosas. Para peles oleosas, aplicar de 2 a 3 vezes por semanas; peles mistas a frequência pode ser a mesma, porém, aplicar apenas na zona T; peles normais e secas, usar 1 vez por semana.

Vermelha

A argila vermelha é formada a partir da degradação das rochas por ventos, terremotos, chuvas e outros fatores naturais, onde sofre um processo físico e químico, originando partículas super finas com grande concentração de óxido de ferro.

Pode ser usada em tratamentos medicinais e na estética e, é um elemento tão potente que em 2018, o Ministério da Saúde anunciou seu uso na geoterapia, para aplicação no tratamento de lesões, ferimentos e doenças osteomusculares.

Nos cuidados da pele, é indicada principalmente para peles secas e cansadas. Age na absorção da oleosidade, previne linhas de expressão e por ter muito óxido de ferro, também ajuda na estrutura das células, melhorando a respiração celular.

Roxa

Originária da mistura da argila marrom com a rosa (ou cinza, dependendo da marca), a argila roxa é rica em magnésio - que estimula a produção de colágeno - e traz firmeza para a pele. Possui ação anti-idade e, apesar de ser indicada para todos os tipos de pele, é ideal para pessoas acima de 40 anos, pois sua ação em peles sensíveis e cansadas é ainda mais eficaz. Além disso, por tratar a flacidez, ela acaba prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Preta

Das mais raras argilas, a argila preta é retirada diretamente do solo, de lamas vulcânicas e é considerada a mais nobre das argilas. Em sua composição encontramos alumínio, sílica e titânio que quando unidos, tem alto poder de rejuvenescimento da pele.

Por fechar os poros, remover células mortas e dar um “up” no viço natural da pele, é amplamente utilizada em tratamentos estéticos. Pode ser usada também nos cabelos, já que melhora a circulação sanguínea ao eliminar toxinas do couro cabeludo, o que auxilia para o fortalecimento e crescimento dos fios. 
É mais indicada para peles maduras e cansadas, e seus benefícios são diversos: combate a flacidez, ação antibacteriana, desintoxicante, controla a oleosidade e clareia as manchas da pele.

Marrom

A argila marrom, também é mais difícil de ser encontrada, por conta de sua pureza. É ótima para peles acneicas e indicada para peles oleosas. Tem ação purificante, adstringente e cicatrizante e, quando aplicada na pele, mostra um resultado instantâneo de rejuvenescimento, por isso, muitos a conhecem por proporcionar um “botox” natural.

Branca

As argilas brancas, vêm de rochas sedimentares sílico-alumínicas e são formadas de pequenas partículas de silicato. Indicada para peles desidratadas e sensíveis, é a argila com maior quantidade de alumínio, sais minerais caolinita e como já mencionado, silicato.

É comumente usada para os cuidados da pele e dos cabelos. Para os cabelos, traz leveza e brilho, eliminando toxinas do couro cabeludo, absorvendo a oleosidade dos fios e hidratando. Além disso, devolve a queratina para os cabelos danificados.



Para a pele, a argila branca tem ação calmante, anti-inflamatória e cicatrizante. É uma forte aliada para a limpeza da pele, funciona como esfoliante e clareia manchas superficiais, o que faz com que sua pele seja revitalizada.

Agora que você conhece mais sobre as principais argilas, já pode inseri-las nos seus cuidados com a pele e desfrutar de todos os seus benefícios!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados