Cerrado: o bioma mais desmatado do ano! - Terral Natural

Cerrado: o bioma mais desmatado do ano!

Sep 11, 2023Amanda Herrera

Hoje é dia do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, e viemos te contar como esse lugar rico em biodiversidade e natureza exuberante, se tornou o bioma mais devastado de 2023!

Através de dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apenas entre o mês de janeiro e de maio, foram desmatados mais de 3.320 km², uma área 27% maior em relação ao mesmo período no ano passado. Esse território que foi devastado na região do Cerrado no período de 5 meses, equivale a quase duas vezes a área total da cidade de São Paulo.

Em 2022, o problema de devastação e desmatamento no Cerrado já era evidente. Nessa época, foi registrada a maior taxa de desmatamento em 7 anos. No total, houve 10.689 km² de área desmatada na região. Dados coletados pelo Prodes Cerrado, um programa de monitoramento no INPE.

 

 

O maior motivo do desmatamento no Cerrado é a expansão da pecuária e da agricultura.  Os chamados Commodities Agrícolas são implementados nessas regiões, principalmente para o cultivo de soja, milho, cana-de-açúcar, e algodão.

Essas substâncias são cultivadas através da monocultura, geralmente destinadas à alimentação do gado. 

Ao todo, 110 milhões de hectares do Cerrado já foram destruídos (49% da área total do bioma).

Enquanto isso, durante o ano, o desmatamento na Amazônia reduziu em mais de 30%, por conta do apelo de políticas e leis de conversação e controle na região.

Legislação e Conservação 

Mesmo sendo o segundo maior bioma do país, o Cerrado é o que mais apresenta um déficit de porcentagem sobre áreas com proteção integral no Brasil. O número de regiões protegidas é quase mínimo. 

Segundo especialistas da BBC News Brasil, a enorme diferença entre os números do desmatamento entre o Cerrado e a Amazônia se dão devido a leis permissivas na área do Cerrado.

Os dados apontam que o Código Florestal protege 80% da mata encontrada em áreas privadas na Amazônia. No entanto, na região do Cerrado esse número cai de 20% a 30%. Portanto, a lei oferece uma proposta de conservação muito diferente para as duas regiões.

 

 

No mais, essa discrepância evidente em relação às legislações da Amazônia e do Cerrado, não faz sentido, já que as regiões estão fortemente relacionadas, e que um bioma depende do outro para existir.

A ecologista Rosângela Azevedo Corrêa, professora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora do Museu do Cerrado, nos conta - “Todos os rios da margem direita do Amazonas dependem da água das entranhas do Cerrado”, diz - “Se o Cerrado morrer, metade da Amazônia morre junto”.

Biodiversidade

A região do Cerrado brasileiro é onde se encontra a Savana com maior biodiversidade do mundo!

A região abriga cerca de ⅓ de toda a biodiversidade do país. Além disso, concentra cerca de 5% do total da biodiversidade mundial.

Infelizmente, se o desmatamento massivo seguir o caminho que está seguindo, e nenhuma política e legislação rigorosa for implementada, a extinção dessa rica biodiversidade acontecerá.

Ainda mais, o Cerrado possui uma incrível capacidade de estocar carbono nas raízes da vegetação presente, e também no solo. Com o desmatamento exacerbado, hoje, o bioma emite uma quantidade gigantesca de gás carbônico e metano.

O desmatamento no Cerrado faz com que a região emita mais CO2 que toda a indústria brasileira. Preocupante, não?

Fonte de informações: BBC News Brasil.

O Cerrado pede socorro!

Não só para o dia do Cerrado, mas esse questionamento e contato com as informações devem ser cotidianos e devem fazer parte do nosso dia a dia!

Uma data que hoje, infelizmente, não há motivos para comemorar, e sim para lutar! 

Para ajudar o Cerrado, o que podemos fazer hoje é cobrar legislações e políticas de conservação para região aos governantes do país. Além disso, assinar petições que lutem por esse feito também é de grande ajuda. 

Reduzir o consumo de carne e consumir de forma mais consciente também ajuda, mas não podemos nos esquecer que nossas atitudes individuais são importantes, mas não suficientes para uma mudança significativa.

Vamos juntos nessa?



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados