Nem em 21 ou 66 dias, inserir um novo hábito na rotina não é fácil. Para te ajudar, trouxemos 5 dicas valiosas e reais que servirão como uma bússola para quem quer introduzir novas atividades na rotina de forma constante.
Formar hábitos certamente pode mudar a sua vida, mas essa não é uma tarefa simples.
Através dos hábitos conseguimos realizar tarefas em uma espécie de “piloto automático”, e tomando os hábitos certos para si, você pode aprender um novo idioma, juntar dinheiro, começar a praticar exercício físico, começar a comer de forma mais saudável, as possibilidades são infinitas…
Os hábitos também podem ser ruins, e com isso devemos tomar bastante cuidado.
Alguns exemplos são comer ultraprocessados com frequência, procrastinar tarefas importantes, perder muito tempo nas redes sociais, gastar mais do que se ganha…Essas são atividades que certamente atrapalham alguma esfera da sua vida.
Uma coisa é certa: a grande virada de chave para desenvolver um hábito é a consistência.
E é por isso que você deve escolher seus hábitos de forma inteligente, aqueles que te farão alcançar um objetivo e que te aproximem cada vez mais da pessoa que você deseja se tornar.
Na internet, é comum encontrar discursos como: “crie um hábito em 21 dias, ou 66 dias” mas a verdade é que para se criar um hábito não existe um tempo pré-determinado, e sim do comprometimento individual que varia de acordo com cada pessoa.
Criar um novo habito pode até mesmo demorar pra sempre. E ele só dura, enquanto você o pratica.
Nosso cérebro está em uma busca constante de poupar esforço e energia. "Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desaceleram com mais frequência." Diz Charles Duhigg, escritor de "O Poder do Hábito" e jornalista estadunidense.
Além disso, quando transformamos uma atividade em um hábito, ela se tornará mais fácil e frequente de ser realizada diariamente.
Implementar um novo comportamento na rotina não é fácil, mas é transformador. Demanda tempo, paciência, perseverança e esforço. E ufa! Ainda bem que estamos aqui pra te ajudar nessa realização.
Aqui vão algumas dicas que foram apresentadas em “O Poder do Hábito”, livro best-seller de Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times.
1 - elabore o seu objetivo
Comece traçando com clareza e bastante detalhes o seu objetivo. Por exemplo: “quero conquistar 6kg de massa magra até o fim do ano”, a partir do momento que esse objetivo é traçado, se torna muito mais fácil delimitar as formas pelas quais você irá alcançá-lo. Opte por pensamentos como “Vou fazer musculação durante 1 hora a cada dia”, ao invés de “Preciso fazer musculação todos os dias”. Isso ajuda a dar aquele “empurrãozinho” inconscientemente para praticar a atividade com mais facilidade. Todos os dias.
2 - torne o processo mais leve criando vínculos com ele
Procure não idealizar e nem romantizar o seu processo. Afinal, se apaixonar por ele concebendo também as partes inicialmente desconfortáveis que o ele poderá trazer será libertador, e um facilitador para sua aderência ao hábito em questão. Sim, criar um hábito demanda bastante esforço e consistência, portanto se você conseguir tirar algum prazer disso, a tarefa irá se tornar mais leve. Uma coisa que pode te ajudar é mentalizar você treinando todos os dias, ao invés de mentalizar logo de cara o seu corpo com os 6kgs de massa magra desejados, por exemplo. Um passinho de cada vez.
3 - nada de imediatismo, tempo + esforço serão seus aliados
Seu corpo e sua mente não vão desenvolver um hábito do dia pra noite. E nem daqui 21 dias, ou daqui 66 dias, e nem daqui três meses, talvez. Depende de pessoa para pessoa, depende da atividade em questão, depende do seu esforço e do seu comprometimento. Por isso a paciência aqui se torna uma dádiva. É preciso ter paciência e claro, muita constância.
4 - defina os horários e dias da atividade em questão
Adaptar e alinhar sua rotina com o seu objetivo é indispensável. Tomar decisões de última hora, fazer o hábito “na hora que dá”, não é uma opção viável. Devemos "rotinizar" ao máximo a atividade em nosso dia a dia. Dessa forma, economizamos energia, nos poupamos de tomar decisões e mantemos uma disciplina. Um exemplo prático de eliminar ao máximo as decisões do seu dia é: o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama criou o hábito de sempre usar ternos da mesma cor. “Eu tento eliminar decisões”, explica, “não quero tomar muitas decisões sobre o que vou comer ou vestir, porque tenho muitas outras decisões a tomar". Deu pra entender? Faça o mesmo com seu hábito.
5 - se dê uma recompensa, mimo, lazer…
O cérebro humano funciona na dinâmica do Esforço vs Recompensa. Sempre que tem uma recompensa em jogo, ela se torna um combustível para realizar a atividade. Está tudo bem se mimar um pouco, se dar um presente, comer alguma coisinha que você ama, acordar um pouco mais tarde… Só vai! Mas nosso alerta é que essa sua recompensa não se torne uma autossabotagem que prejudique ou supere o seu novo hábito criado.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que irá adorar saber disso.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!