O Uso Inadequado de Produtos de Skincare por Crianças: Um Alerta para os Pais! - Terral Natural

O Uso Inadequado de Produtos de Skincare por Crianças: Um Alerta para os Pais!

Feb 02, 2024Amanda Herrera

Nas últimas semanas, temos observado um grande volume de vídeos na internet feitos por crianças entre 8 e 15 anos, utilizando cosméticos de beleza. Com esse fenômeno - alimentado por conteúdos de propagandas e influenciadores de beleza - se tornou cada vez mais comum o desejo das crianças por usarem produtos de skincare iguais aos que elas veem na internet.

Plataformas como TikTok e Instagram são repletas de conteúdo de beleza, muitas vezes desprovidas de restrições.

É comum ver jovens influenciadoras compartilhando suas rotinas de skincare antes de irem para a escola, por exemplo, gerando vídeos virais que facilmente influenciam outras crianças.

Nos EUA, essa tendência culminou em um movimento significativo, com crianças invadindo e desorganizando lojas de cosméticos na ânsia de testar produtos exibidos nas vitrines.

No entanto, surge a questão: por que isso se tornou um problema?

Muitos desses produtos contêm ativos prejudiciais à pele infantil, como ácidos esfoliantes, destinados a combater o envelhecimento da pele e outros problemas que não são pertinentes à faixa etária das crianças.

O ácido retinoico, ácido salicílico, colágeno, AHA e corantes/fragrâncias sintéticas, comuns nesses produtos, podem causar queimaduras, dermatites de contato e alergias graves na pele sensível das crianças.

A Associação Britânica de Dermatologistas adverte que esses produtos, embora possam ser adequados para peles mais maduras, são potencialmente perigosos e problemáticos para crianças, podendo causar irritações e queimaduras significativas.

A pele infantil é mais sensível, pois as glândulas sebáceas, responsáveis pela formação do filme hidrolipídico protetor têm atividade reduzida até os 12 anos de idade. Isso torna as crianças mais suscetíveis a irritações por substâncias químicas presentes nesses produtos.

Então, como abordar o cuidado com a pele das crianças?

Até os 12 anos, é recomendado o uso de um gel de limpeza facial suave e neutro, além do filtro solar. A exceção é para crianças com condições específicas na pele, como acne infantil ou dermatites, para as quais é crucial consultar um dermatologista.

Para conter o uso inadequado desses cosméticos por crianças, é fundamental monitorar o conteúdo consumido na internet, estabelecer limites e fornecer orientação sobre o tema. Promover uma educação baseada na auto aceitação e amor-próprio é igualmente importante, construindo a resiliência emocional das crianças desde a infância.

Atualmente, existem produtos de skincare destinados ao público infantil que são seguros. Certifique-se sempre de que o produto é apropriado para crianças antes de permitir seu uso. A segurança das crianças deve ser a prioridade máxima quando se trata de cuidados com a pele.



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados