Descarte correto: descubra como descartar as embalagens de cosméticos!

Descarte correto: descubra como descartar as embalagens de cosméticos!

Mar 18, 2024Amanda Herrera

Aprenda a realizar o descarte correto do lixo cosmético na sua casa. Pontos de coleta e separar o lixo reciclável do lixo comum são algumas das práticas mais indicadas. Vem aprender o passo a passo!

Se você faz parte do time que descarta todas as suas embalagens de cosméticos no lixo do banheiro, esse é um sinal do universo para você deixar essa prática de lado e aprender a fazer o descarte correto dessas embalagens! Bora?

Num período onde a sustentabilidade se faz tão urgente, é essencial não apenas pensar e se preocupar com o que passamos em nosso corpo, mas também considerar o impacto ambiental de como descartamos esses produtos. Até porque, eles vão parar em algum lugar quando chegam ao fim de sua vida útil, né?

O descarte correto dessas embalagens são muitas vezes negligenciados, e a prática mais comum é essa: jogar no lixo do banheiro. Mas hoje vamos explorar algumas maneiras de garantir que seu cosmético seja descartado da maneira correta, responsável e sustentável.

1. Verifique a embalagem

Antes do descarte de qualquer produto cosmético, verifique a embalagem para analisar as instruções de descarte. Alguns produtos contém materiais recicláveis, outros podem conter ativos específicos como solventes/tintas (existentes nos esmaltes, por exemplo), que demandam outro método de descarte mais cuidadoso. Leia atentamente as instruções de descarte na embalagem de cada cosmético.

2. Limpe os potinhos e frascos

Se o seu cosmético não acabou e está vencido/estragado, e não possui nenhum ativo que possa ser tóxico ou nocivo, a melhor opção é jogar no lixo comum o que sobrou. Se for líquido e não oleoso/tóxico, você pode descartar no ralo. Se seu cosmético conter óleos vegetais, o mais indicado é encaminhar para um ponto de coleta de óleo usado. Após o descarte do produto, lave a embalagem com água e sabão.

Se o seu cosmético já acabou, basta lavar a embalagem com um pouco de água e sabão para tirar o excesso do produto. A embalagem não precisa ficar impecável, mas garanta que não ficaram resíduos que possam contaminar outros materiais antes do descarte.

3. Separe o lixo reciclável do lixo comum

A maioria das embalagens cosméticas de plástico, vidro e papelão podem ser recicladas. Ao jogar no lixo do banheiro (que é lixo comum), as embalagens são destinadas aos aterros e lixões, e isso impede que o processo de reciclagem desses materiais seja concluído.

Separe as embalagens recicláveis de cosméticos do restante do lixo.

Uma dica legal é juntar várias embalagens de cosméticos e armazená-las em algum cantinho para criar volume. Depois, é só realizar o descarte desses materiais em algum ponto de coleta ou no lixo reciclável.

4. Programas de Reciclagem Específicos

Alguns fabricantes de cosméticos oferecem programas de reciclagem especiais para seus produtos. Esses programas permitem que você envie embalagens vazias de volta para a empresa, onde poderão ser recicladas ou reutilizadas de forma responsável. 

Fazendo isso, você acaba encurtando o processo da cadeia e a quantidade de passos para esse material ser reciclado. Sendo a opção mais indicada.

Verifique os sites das marcas ou entre em contato com o serviço ao cliente para saber se eles oferecem esse tipo de programa e como você pode participar. Em alguns casos, rola até um descontinho especial em troca das embalagens, para estimular ainda mais essa prática. 

5. Descarte de Produtos Químicos

Alguns produtos cosméticos contêm ingredientes químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente se descartados de forma errada. Isso inclui itens como esmaltes de unha, removedores de maquiagem e produtos para o cabelo. Nunca despeje esses produtos no ralo ou no lixo comum.

Ao descartar no ralo ou lixo comum, esses cosméticos contaminam a água e o solo, afetando a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas.  Os produtos químicos presentes nesses cosméticos podem se infiltrar no sistema de esgoto e, eventualmente, contaminar o ecossistema e a biodiversidade das águas. Isso pode ter um impacto prejudicial na vida aquática e na qualidade da água potável.

E aí, depois dessas dicas não tem como continuar jogando a embalagem do seu cosmético no lixo do banheiro, né?

O descarte correto de cosméticos é essencial para proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras. Ao seguir essas dicas simples, você pode fazer sua parte para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental de sua rotina de beleza. Lembre-se sempre de verificar as instruções de descarte em cada embalagem e procurar maneiras de reciclar ou reutilizar seus produtos sempre que possível. Juntos, podemos fazer a diferença e cuidar do nosso planeta. 



Mais Posts

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados